coronavírus

Ocupação de leitos de UTI está em 88,1% em Santa Maria

18.389

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Gabriel Haesbaert (Diário) 

A taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em Santa Maria segue alta na cidade. Até as 18h11min desta quarta-feira, o índice estava em 88,1%. Desde sexta-feira, os números relacionados às internações estão acima dos 80% no município, o que vem preocupando as autoridades em saúde. 

A situação mais grave é no Hospital Regional de Santa Maria, que desde o dia 2 está coma capacidade esgotada, com 100% de ocupação dos leitos. Na terça-feira, a secretaria estadual de Saúde anunciou que a previsão é de que os leitos entrem em funcionamento a partir do dia 17 de dezembro. 

Nesta quarta-feira, o prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) se reuniu com o governador Eduardo Leite, em Porto Alegre, para tratar sobre ações de enfrentamento à pandemia. Diante da elevação nos números nas últimas semanas, novas medidas devem ser anunciadas pelo Executivo, para tentar conter o avanço acelerado da Covid-19 no município.

Boletim estadual aponta mais 5.050 casos 73 novos óbitos por Covid-19 no RS

- Nossa briga agora é para abrir os 10 leitos do Hospital Regional imediatamente. Está tendo muita aglomeração e festa clandestina e isso está provocando uma disseminação em massa. Adianta nós corrermos atrás de leito se as pessoas não ajudarem? - comenta Pozzobom. 

Na quinta-feira, , o Comitê Estratégico de Acompanhamento da Covid-19 deve se reunir com o chefe do Executivo para tratar sobre o assunto e discutir que tipo de ações será colocado em prática. 

- As medidas mais extremas que tiverem que ser tomadas na fiscalização, serão tomadas - garantiu o prefeito. 

Já em relação à vacina, outro tema abordado no encontro com Leite, Pozzobom disse que a prefeitura não medirá esforços para que toda a população tenha acesso à vacina, mesmo que para isso precise buscar recursos próprios para a compra do imunizante, que deve ser fornecido pelos governos federal e estadual.

NA REGIÃO
De acordo com o painel da SES, que monitora a situação dos leitos em todo o Rio Grande do Sul, a situação na região é parecida. Com 115 dos 129 leitos ocupados, a taxa atingiu a marca de 89,1% no começo da noite de ontem, um dos maiores índices dos últimos 15 dias.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Ministério da Saúde confirma primeiro caso de reinfecção por coronavírus no país

Boletim estadual aponta mais 5.050 casos 73 novos óbitos por Covid-19 no RS Próximo

Boletim estadual aponta mais 5.050 casos 73 novos óbitos por Covid-19 no RS

Saúde